José Veiga Sarmento assume a presidência do Conselho Fiscal da Sixty Degrees
“Setembro está a trazer novidades nas equipas das gestoras nacionais. Depois de em abril José Veiga Sarmento ter deixado a presidência da Associação Portuguesa de Fundos de Pensões e Patrimónios (APFIPP), o profissional colabora agora com a gestora Sixty Degrees.”
José Veiga Sarmento será o presidente do Conselho Fiscal da entidade gestora independente nascida em 2019, juntando-se assim a nomes como Emídio Pinheiro, António Mello Vieira, Alexandre Relvas, Filipe Bissaia Barreto ou Filipe de Botton.
O profissional foi presidente da APFIPP durante 10 anos – entre 2010 e 2020 – mas a sua ligação à gestão de ativos é anterior. Exerceu vários cargos de administração em empresas do Grupo BPI, destacando-se o período de 2002-2016 durante o qual foi administrador executivo da BPI Gestão de Ativos e da BPI Vida e Pensões. Nesta última instituição assumiu ainda o cargo de CEO, durante o triénio 2014-2016.
José Veiga Sarmento é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e CSE pela École Nationale de Administration (Paris).
Recorde-se que a gestora Sixty Degrees apresenta ao mercado um produto PPR/OICVM com o mesmo nome. Em entrevista à FundsPeople, aquando do lançamento do produto, Virgílio Garcia, CFA, partner da Comissão Executiva, explicitava o foco da entidade em centrar-se numa ideia diferente de gestão e serviço, no mercado português.